quinta-feira, 26 de novembro de 2009

Se a Terra tivesse anéis

Este tópico não é sobre uma descoberta científica, mas sobre ficção. Entretanto, tem tudo a ver com o blog, já que a ociosidade foi provavelmente o motivo principal para levar alguém a fazer um vídeo mostrando como seria a Terra se tivesse anéis, assim como Saturno.

É interessante imaginar as visões de um grande arco no céu, durante o dia e à noite, de forma diferente a partir de pontos distintos do globo. Tais anéis trariam uma série de consequência, como a divisão do céu em duas partes, ameaça para aviões, naves e satélites, maior frequência de meteoritos nas áreas próximas à linha do Equador e grande interferência no clima, em função da sombra projetada por tal formação.

Conforme matéria da Scientific American, há a hipótese de uma formação assim já ter feito parte da Terra, sendo responsável pela extinção de milhares de espécies, por causa da sombra que falei à cima. Há boas razões para isso não existir mais, ou nunca ter existido, já que as consequências seriam catastróficas ou porque a presença da Lua impediria a formação dos anéis.

Este vídeo foi produzido por alguém fora de órgãos científicos oficiais, um astrônomo, físico ou engenheiro talvez. Vale a pena assistir, apesar da música deixá-lo um tanto quanto entediante.

Um comentário: