terça-feira, 24 de novembro de 2009

Crianças deviam tomar menos banhos, dizem cientistas

Muitos cientistas e médicos especialistas no assunto dizem que a obsessão por limpeza pode ter contribuído para a explosão de alergias nos países mais desenvolvidos.

Um estudo publicado a partir de trabalhos feitos na School of Medicine da University of California, em San Diego, corrobora este raciocínio. Segundo a pesquisa, a limpeza excessiva da pele de crianças retira os estafilococos, bactérias que vivem sobre o nosso corpo e que inibem a inflamação agressiva após um ferimento. Logo, fortalecem o organismo contra inflamações e alergias, além de ajudar no processo de cicatrização.

Moral da história: aquelas propagandas tipo OMO, com o título "Se sujar faz bem" estão certas. O negócio é não lavar depois, ou melhor, lavar só a roupa e deixar a criançada suja mesmo. Vai ver, o fato de ninguém gostar de banho quando é pequeno está relacionado com nossos instintos. Segundo a matéria, a pesquisa é insuficiente para dizer isso. Mas tem uma verdade, afinal, todos sabemos que as crianças criadas no interior, fora de apartamentos e acostumadas a brincar lá fora e fazer arte são mais resistentes e ficam doentes com menor frequência.

Nenhum comentário:

Postar um comentário