sexta-feira, 27 de fevereiro de 2009

Comerciais de TV te deixam mais feliz, diz pesquisa

Caros colegas publicitários criativos, antes de mais nada, vou logo avisando que a notícia não é tão boa assim como parece. Um estudo americano foi realizado com milhares de pessoas para levantar informações sobre o hábito de ver televisão. Os resultados foram impressionantes, pelo o menos no que diz respeito à propaganda. O dado curioso é que o fato de existirem interrupções para comerciais aumenta o entretenimento do espectador, ou seja, quando tem propaganda o programa fica mais divertido! Seria porque a maioria dos comerciais têm um apelo engraçado ou porque muitos deles têm piadinhas inteligentes? Infelizmente não. O estudo revelou que o importante é acontecer uma pausa no programa, gerar a expectativa em quem assistindo e dar um sentimento de alívio quando o filme ou novela voltar. Logo, não importa se a propaganda é uma super produção que vai ganhar leão em Cannes ou apenas uma peça entediante de testemunho do Magrins ou de demonstração do produto, como faz o Polishop. Portanto, os publicitários ainda têm que se contentar com o fato de que as pessoas fazem o que podem para não ficar vendo propaganda e não ligam para o comercial na maioria esmagadora das vezes. Nem mesmo se a pessoa for bombardeada por mensagens.

É bom que a indústria não utilize tais resultados para inserir ainda mais propagandas por aí, com a desculpa de que vai deixar as pessoas mais felizes. Tenho que admitir que propaganda que deixa feliz ou é brinde ou promoção.

Existem exceções, é claro: alguns comerciais do Washington Olivetto, do Eugênio Mohallem, uns 15 da Coca-Cola, da Nokia e todos da Apple. :-)

Você pode ler esta notícia bombástica aqui.

Um comentário:

  1. vei
    para com issus
    c tem q fala direito
    pq c nao a gente nao intende
    pq coerencia sem coesao acaba sempre num longo longo... silogismo

    ResponderExcluir