quinta-feira, 12 de fevereiro de 2009

DARWIN, Charles

Abro aqui uma exceção. Hoje completam 200 anos desde o nascimento de um grande cientista e, apesar das notícias engraçadas, este continua sendo um blog científico!

Antes de Darwin, a ciência era uma. Depois de Darwin, é outra. Apesar de toda a coerência lógica, a base em observações e os 20 anos de confecção do livro “A Origem da Espécies”, as ideias do cientista inglês não foram aceitas de imediato pela comunidade científica. Talvez por serem revolucionárias até demais, o que provocaria uma reviravolta em todo o conforto do conhecimento sedimentado em torno da biologia até então. Mas ideias tão brilhantes não poderiam ficar no escuro para sempre. Finalmente ocorreu a devida atenção às teorias darwinistas e o mundo caiu em deleite sobre a magnitude de tais ideias, as quais provocam discussões e não apenas sobrevivem às novas descobertas, como o DNA, mas se agregam a elas e geram um conhecimento incrível.

Dizem que a Teoria da Seleção Natural não pode explicar muitos mistérios importantes da ciência e que há “elos perdidos” nos diferentes estágios evolutivos do homem por exemplo. Mas muitos cientistas dizem ter provas – fósseis- que contradizem esses elos perdidos e que na verdade tal veemência sobre os estudos evolucionistas parte de religiosos.

Sempre gostei de ciência. Mas depois de estudar a Teoria da Evolução, no 3º ano do ensino médio – tardiamente talvez – passei a gostar 10 vezes mais. Tudo faz muito sentido e é impressionante. Quando paramos para pensar, analisando as características físicas e psicológicas das pessoas e a forma dos animais; quando pensamos em conceitos como feio e bonito, bom ou ruim, olhamos para o comportamento das pessoas e para a constituição do meio ambiente: a Teoria da Seleção Natural está ali para nos ajudar a entender. Uma vez li um livro fantástico “A Culpa e da Genética”. Essa obra é uma leitura deliciosa para quem quer saber um pouco mais sobre genética e evolução, por meio de uma linguagem simples e de exemplos do nosso dia-a-dia, da nossa sociedade. Tudo que está ali faz muito sentido e não é à toa.

Hoje fazem 200 anos que Charles Darwin nasceu. A isso se deve as inúmeras reportagens especiais que pipocam pela internet e por todos os meios de comunicação. Mas Darwin é algo que deve ser estudo por todo mundo, deve ser utilizado para entender o ambiente e a história das espécies. A Teoria da Evolução é mais que algo específico da biologia. É praticamente uma Lei da Gravidade.

Nenhum comentário:

Postar um comentário