segunda-feira, 14 de janeiro de 2013

Tempestade Solar pode causar prejuízo de 2 trilhões de dólares mundo afora, alertam cientistas


A comunidade científica sempre observa com atenção as atividades solares. Sabe-se bastante sobre a "previsão do tempo" na superfície do Sol, inclusive que há um ciclo de atividades que dura aproximadamente 11 anos, o pico do atual ciclo ocorrerá em 2013.

O que começará com uma gigante explosão a 8 minutos-luz da Terra pode se propagar na forma de energia e atingir o nosso planeta em cheio, causando uma série de danos a aparelhos eletrônicos e instalações elétricas, queimando transformadores, telefones celulares, computadores e satélites, espalhando o caos e um cenário que pode demorar anos e, muito, muito dinheiro para ser reconstruído. Pessoas viajando em aviões a grandes altitudes também podem correr alguns riscos, assim como astronautas no espaço e na estação internacional.

Tudo se trata de uma hipótese, mas a qual não deve ser ignorada. Apesar de saberem muitas coisas sobre o Sol, os cientistas desconhecem grande parte dos fatores que podem provocar um evento desta magnitude. Em 1958, uma onda de energia similar atingiu os Estados Unidos e derrubou a comunicação por rádio em todo o país.

Talvez se esta previsão fosse feita há um século, não estaríamos tão preocupados. Mas em um mundo já dependente dos aparelhos eletrônicos, isso seria catastrófico. E pode não haver nem mesmo TV para noticiar.

Referência: Fox News

Um comentário: