sábado, 5 de janeiro de 2013

Conselhos para NÃO seguir em 2013

Para o primeiro post de 2013, uma proposta inusitada feita com um apanhado de pesquisas científicas ao redor do mundo. Quando um novo ano começa, é natural que todos façamos nossas promessas por uma vida melhor, seja na profissão, no amor ou na saúde. E os conselhos que ouvimos se repetem: "Trabalhe com o que ama", "Pense positivo", "Ache sua alma gêmea" e por aí vai.

A ideia para este post veio de uma matéria da revista Super Interessante deste mês, vou discutir alguns destes conselhos que você NÃO deve seguir:

1 -  Faça várias resoluções de ano novo
Quem dera se pudéssemos simplesmente despender nossos esforços instantaneamente e realizar tudo que costumamos prometer no ano novo. Segundo estudos sociais, o melhor é fazer uma promessa de cada vez e começar a pôr em prática. Exigir demais da nossa boa vontade causa o efeito contrário: preguiça.

2 - Procure sua alma gêmea
Esta ideia de alma gêmea é muito antiga e sua origem está nos textos filosóficos gregos. Segundo a mitologia,  haviam apenas seres humanos com ambos os sexos e 4 membros. Mas os deuses separaram estes seres em homens e mulheres e, assim, afastaram estas almas gêmeas. É um mito, nada mais. Ao invés de sair procurando, faça o contrário: primeiro goste de verdade de alguém, depois diga que é sua alma gêmea.

3 - Escolha uma profissão que você ame
Uma outra ideia que está impregnada na sociedade e que atrapalha a vida de muita gente. As pessoas idealizam demais as profissões e o trabalho e isso sim acaba gerando decepção e descontentamento. Muita gente até desiste precocemente do caminho que escolheu porque se decepcionou ao descobrir que não é mil maravilhas. A escolha da profissão deve ser baseada em vários aspectos, a começar, é claro, pelas áreas que você se identifica, então pelas perspectivas financeiras e de carreira (seja como empregado ou empreendedor).

4 - Não deixe para amanhã o que você pode fazer hoje
Pode parecer um pouco polêmico sugerir que não devemos seguir este conselho, mas a verdade é que fazemos as coisas de uma forma melhor quando estamos mais dispostos. Assim, não adianta se matar de trabalhar, por exemplo, com horas extras e entregar algo ruim. Pesquisas apontam que trabalhadores com jornada de 8 horas diárias tem rendimento bem maior do que quem pega no batente por mais de 11 horas.

5 - Seja mais extrovertido
Quem já passou por processos seletivos de grande empresas sabe que entrevistas e dinâmicas de grupo podem representar um problema para quem é tímido ou não muito extrovertido. Mas a realidade é que pessoas introvertidas podem até mesmo serem líderes melhores, pois tem mais atenção e tendem a escutar e analisar melhor as ideias dos outros.

6 - Seja perseverante
Calma, não precisa perder a esperança no mundo. Não seguir este conselho significa apenas não fantasiar demais o próprio futuro e florear as expectativas. Isso pode causar enormes decepções, as quais são extremamente maléficas para nossa mente. Então, seja otimista com o pé no chão. Como diz o autor do livro: Pai rico, Pai Pobre: "Há uma enorme diferença entre ter medo de perder e não gostar de perder.".

É bom ver que o senso comum pode estar errado, aliás, em grande parte das vezes está. Há ideias que ecoam pela sociedade por várias gerações, mas são simplesmente mitos legitimados que atrapalham a vida de todo mundo e fazem as pessoas se sentirem mal por não alcançarem este status que, na verdade, é intangível. 


Prometo posts um pouco menores. Um ótimo 2013 para todos!
Referência: Revista Super Interessante nº 314 Jan/2013

2 comentários:

  1. Com relação a citação "Escolha uma profissão que você ame" onde na materia da revista fala sobre que no começo steve jobs gostava se não me engano de espiritualismo e ele mesmo escolheu uma profissão que não tinha nda a ver com o que gostava.

    Quero fazer uma observação que Steve Jobs não desenvolveu nada. Steve Jobs era criativo, tinha ideias mas outras pessoas que colocavam a mão na massa.

    Um exemplo é o Mac que foi criado por uma pessoa que AMAVA O QUE FAZIA e só por esse amor que foi possível criar. Essa pessoa se chamava Steve Wozniak.

    Sem Steve Wozniak, Steve Jobs não teria conseguido fazer o MAC

    Então eu ainda bato o pé que essa afirmação de que está errado fazer só aquilo que gostamos está errada.

    mais detalhes em
    http://pt.wikipedia.org/wiki/Steve_Wozniak

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Esse fato que você citou só comprova que essa afirmação é correta. Wozniak fazia o que amava, Jobs não. Mas pergunte a todo mundo quem foi Steve Jobs, e você terá uma resposta. Quanto a Steve Wozniak, tenho que admitir que não sabia quem era até agora... Rs.

      Excluir