terça-feira, 8 de janeiro de 2013

Piscar os olhos dá uma pausa ao cérebro

Talvez você já tenha parado para pensar: nós piscamos muito, de 15 a 20 vezes por minutos. Até então, atribui-se apenas a tarefa de lubrificar os olhos para estes movimentos das pálpebras. Mas cientistas japoneses descobriram que este simples gesto, quando involuntário, pode representar muito mais. Afinal, piscar 3 ou 4 vezes por minuto já seria suficiente para lubrificar o globo ocular.

Por meio de um experimento, no qual voluntários assistiam um episódio de "Mr. Bean", os cientistas mediram a dilatação da pupila e a atividade cerebral das pessoas por 30 minutos. Descobriu-se que o ato de piscar está relacionado com a alternância entre modos no cérebro: você de repente para de prestar atenção em algo para voltar-se aos próprios pensamentos, no modo em que a imaginação sobrepõe a visão. Você se preocupa com pequenas resoluções pessoais, dando um tempo para o cérebro e desviando a atenção da 'tarefa' principal. Então, ao piscar novamente, a atenção retorna.

Tudo isso não ocorre de forma mecânica e, às vezes, esta mudança pode ocorrer em frações de segundo. De toda forma, é um prato cheio para quem gosta de ler os gestos de alguém. Talvez piscar demais signifique que alguém está cheio de preocupações, enquanto "ficar de olhos arregalados e nem piscar", como é da sabedoria popular, mostra total atenção.

Referência: NBC News


Um comentário:

  1. Gente, o que é isso????
    Piscar é extremamente importante para a lubrificação dos olhos. Quem fica muito tempo sem piscar, "vidrado", corre sérios riscos de desenvolver a Síndrome do Olho Seco. Quanto mais se pisca melhor. Ao ficar vidrado as lágrimas secam e consequentemente seu olho também, aí com o passar do tempo vc vai começar a sentir uma ardência fora do comum e seu olho começa a ficar vermelho, pois começar a rachar de tão ressecado (imagine aquele solo do sertão quando o rio seca...). Então não fique sem piscar!!!

    ResponderExcluir