sexta-feira, 26 de fevereiro de 2010

A mudança climática vai deixar o mundo mais perfumado

O aquecimento global é um tema complexo, que vem sendo discutido por governos, empresas, ONGs e pessoas em geral, ao redor do mundo inteiro. Muito se fala sobre o derretimento das calotas polares, o consequente aumento dos níveis dos oceanos e, principalmente, a mudanças ligadas a fenômenos meteorológicos, como chuvas, furacões e o próprio aumento da temperatura. Entretanto, pouca atenção é dada às plantas e as mudanças que podem ocorrer nos vegetais.

De acordo com a Unidade de Ecologia Global, da Universidade Autônoma da Espanha, o aumento da temperatura vai mudar de forma bastante significativa a maneira com que as plantas se relacionam entre si e com o ambiente. Entre as mudanças, se destaca a maior liberação de fragrâncias relacionadas à auto-defesa e à comunicação. Isso significa que já é possível sentir mais "perfumes" das plantas. Mas o que parece algo inofensivo, esconde o que pode ser drástico: um total desequilíbrio de sistemas ecológicos inteiros, na medida em que mudanças nas plantas prejudicarão, por exemplo, a polinização realizada pelas abelhas.

O aumento da temperatura do planeta pode ser mais catastrófico do que se imagina. Agora é torcer para as previsões mais pessimistas, as quais estão em xeque, realmente estarem exageradas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário