sexta-feira, 21 de agosto de 2009

Cientista quer criar capa de invisibilidade em 2 anos

A invisibildade sempre fez parte do imaginário humano. Capas, aparelhos, pílulas ou superpoderes. A literatura, os games e o cinema já exploraram o tema de diversas formas, seja na ficção científica, com naves gigantescas sumindo no céu, seja na comédia com rapazes ficando invisíveis para ver mulheres no vestiário.

Nos últimos tempos, vem-se ensanhando a criação de um dispositivo que dê invisibilidade a pessoas e objetos. Os japoneses já criaram uma roupa que dá alto "grau de invisibilidade" a alguém, mas quando percebemos que se trata de um aparelho que projeta na frente o que está atrás da pessoa, vem o pensamento: "Hey, isso não é invisibilidade!".

Mas agora parece que a coisa é séria. Um cientista escocês trabalha num projeto de capa de invisibilidade que explora as leis da refração, as quais permitem a transparência de certos materiais, a exemplo do vidro. Experiências anteriores que seguem a mesma linha de raciocínio alcançaram certo êxito, permitiram que objetos ficassem invisíveis a radares ao fazer as ondas simplesmente contornarem o obstáculo e se encontrarem do outro lado mantendo exatas direção e velocidade que anteriormente. É como se as ondas tivessem passado pelo vazio, pasmem!

O cientista Ulf Leonhardt trabalha no projeto há dois anos e se inspirou na Mulher Invisível e até na capa do Harry Potter, o que não tira sua credibilidade (sem ironia!). Ao que parece, seu invento terá forma circular. Agora, é esperar para ver, ou melhor, não ver.

Saiba mais.

Nenhum comentário:

Postar um comentário