segunda-feira, 9 de fevereiro de 2009

Formigas conversam no formigueiro, diz estudo

Este estudo que vou comentar talvez seja o mais genuíno em termos de ociosidade científica até agora. Diante da descoberta de que as formigas conversam no formigueiro, temos a explicação do curioso fenômeno que ocorre quando um pequeno pedaço de bolo de chocolate cai no chão. Rapidamente o fragmento de guloseima é cercado por dezenas de formigas famintas, organizadas na tarefa de levar o máximo de açúcar para o seu lar. A hipótese mais provável é a de que uma única formiga sinta o cheiro da quitute e chegue no formigueiro gritando em formiguês: “Pessoal, caiu bolo de chocolate no chão da sala, vamos todas correndo antes que a vassoura apareça!”. A partir desta situação imaginária, podemos supor e acrescentar ao estudo que, além de conversar no formigueiro, as formigas são muito fofoqueiras.

O mais engraçado de tudo isso é que os cientistas utilizaram mini auto-falantes especialmente criados para formigueiros. Então, reproduziram sons parecidos aos que a rainha emite e perceberam mudanças de comportamento imediatas nas operárias, as quais assumiram, durante horas, posição de guarda. A questão da comunicação por meio de sons é tão séria dentro do formigueiro, que serve até mesmo como fator decisivo para a ascensão social das formigas! Existem ainda muitos predadores, incluindo uma larva de borboleta, que conseguem expelir secreções e emitir sons parecidos com os das formigas, enganando as pobres criaturas falantes e fazendo a festa dentro do formigueiro.

Logo, ao invés de inseticida e naftalina, em alguns anos usaremos mini auto-falantes para espantar as formigas de nossas casas.

Notícia aqui.

Um comentário: