quarta-feira, 31 de agosto de 2011

Pílula filtro solar pode ser realidade em 5 anos


Cientistas britânicos descobriram um coral singular, o qual é capaz de produzir uma substância filtro solar para se proteger. Mas o fato realmente impressionante é que este efeito pode ser sentido ao longo da cadeia alimentar, protegendo, por exemplo, o peixe que se alimenta no coral. Agora os pesquisadores estão produzindo um filtro solar sintético, para ser ingerido por pessoas, capaz de proteger o corpo inteiro e os olhos contra os efeitos negativos dos raios solares e as queimaduras.

O objetivo é chegar a uma pílula com um nível de proteção que não seja prejudicial, já que os raios UV são vitais para a produção de vitamina D. Os cientistas ainda terão muito trabalho para testar o composto e prevenir intoxicações. O estudo está sendo realizado com corais descobertos na grande barreira de recife próximo à Austrália. A possibilidade de se cultivar plantas transgênicas a partir dos genes do coral já está sendo considerada, sendo ainda necessário transpor barreiras como a resistência à maior exposição ao sol durante o crescimento.

Este avanço científico parece bem "palpável". Espero usufruir disso um dia. Voltar da praia sem parecer um camarão vai ser muito bom.

Referência: Guardian

2 comentários: