segunda-feira, 1 de agosto de 2011

Trocadilhos fazem cócegas no seu cérebro, dizem pesquisadores

Começo o post com uma pergunta: "Por que os canibais comem palhaços? R: Porque eles têm um gosto engraçado!" Esta foi a piada utilizada por pesquisadores de Cambridge para exemplificar como brincadeiras com trocadilhos conseguem provocar uma espécie de "cócega cerebral", ativando diferentes áreas da mente de uma só vez.

Para chegar a essas conclusões, os cientistas fizeram experimentos com vários voluntários, onde as pessoas deveriam classificar piadas, e também não-piadas, de 1 a 7, sendo 7 algo muito hilário. Como esperado, as pessoas atribuíram notas melhores a piadas do que a mensagens corriqueiras.

O mais impressionante é que, durante a experiência com trocadilhos, eles conseguiram identificar a ativação de áreas relacionadas a recompensas por experiências positivas, uma espécie de mecanismo evolutivo. Então, se você quiser fazer cócegas mentais em alguém, basta dizer algo com trocadilho. Afinal, mesmo que seja uma piada muito infame e a pessoa não ria, você saberá que conseguiu surtir algum efeito.

Referência : MSNBC

Um comentário:

  1. Essa eu ainda não tinha escutado!
    Parabéns pelo blog matérias super interessantes!

    ResponderExcluir