sexta-feira, 21 de janeiro de 2011

Após 8 meses confinados, astronautas vão simular pouso em Marte

Uma equipe composta por 6 astronautas-pesquisadores está desde 3 de junho de 2010 trancada em uma cápsula de aço, simulando o tempo e cumprindo toda a rotina de uma viagem a Marte. No dia 12 de fevereiro, se não houver nenhum imprevisto, a "nave" pousará no solo do planeta vermelho - o qual é um salão construído ao lado dos módulos da cápsula - e permanecerá por lá durante 2 dias apenas, para depois embarcar na viagem de volta que durará 233 dias. Ao todo, o experimento contabilizará 520 dias de confinamento.

Trata-se de uma experiência técnica, psicológica e médica para ajudar a desenhar uma viagem a Marte. Durante todo este tempo, a equipe que é formada somente por homens, incluindo três russos, um chinês um francês e um italiano-colombiano, se alimenta apenas de suprimentos similares aos consumidos na Estação Espacial Internacional e toma banho uma vez por semana. A comunicação com a base, que está a apenas alguns passos de distância, é feita por e-mails e mensagens de vídeo, as quais são propositadamente atrasadas para que a simulação seja máxima.


Os cientistas que acompanham o projeto admitem que os voluntários passam por muita ansiedade e fadiga. No entanto, destacam a força de vontade da equipe e o fato de ninguém ter deixado a cápsula e abandonado o experimento, apesar de serem livres para fazer isso.

Tudo indica que a parte mais difícil da viagem será a volta, a qual tende a ser ainda mais monótona! É certo que tudo isso tratá benefícios para futuras viagens espaciais, mas há ainda desafios maiores, como o estratosférico custo de uma missão como essas e o principal: as limitações tecnológicas. Neste contexto, surgem algumas indagações, como: você aceitaria ficar preso em uma cápsula por 1 ano e meio, apenas com homens, comendo algo pior que macarrão instantâneo e tomando banho 1 vez por semana? Nem o Wii, Rockband (sim, eles tem isso lá dentro!) ou todos os jogos do mundo me convenceriam a fazer isso. Palmas para quem aceitou esta overdose de ócio em nome da ciência!



Referência: Fox News
Fotos: Mars 500

5 comentários:

  1. Corajosos! Eu não aguentaria uma semana! =]

    ResponderExcluir
  2. eles estão loucos de ficar ai dentro

    ResponderExcluir
  3. eu acho que vai ser a maxímo pois queria i tambem

    ResponderExcluir
  4. bom eu nunca andei de aviao pois eu morro de vontade magina andar de nave nossa seria um sonho que nunca ia se relizar mesmo

    ResponderExcluir
  5. se queser me chama ai eu vou ai e fica mais de 4 meses ?)

    ResponderExcluir