quarta-feira, 20 de outubro de 2010

Cientistas disputam para criar novo "quilo"

O quilo é uma das unidades de medidas mais presentes nas nossas vidas. O que muita gente não sabe é que, antes de um número, o Quilo é um cilindro feito de platina e irídio, com 122 anos, que está exposto em Paris. Este objeto é a prova de referência convencional da unidade criada e utilizada por cientistas do mundo inteiro. Outras unidades também têm um objeto oficial, como o Metro.

O problema é que o Quilo original vem sofrendo alterações de massa durante os anos, o que é um empecilho para os cientistas. Assim, surgiu a necessidade de se criar um novo objeto como referência. Dois experimentos ocorrem paralelamente. O primeiro deles, conduzido por uma instituição alemã, almeja a confeccção de uma esfera de silício, com precisão atômica. A ideia dos alemães é aperfeiçoar a constante de Avogrado, preenchendo mais casas numéricas no lugar de zeros, e utilizar este dado para se ter o número exato de átomos da esfera do quilo. Como o silício é composto também por isótopos, os cientistas recorreram à ajuda dos laboratórios nucleares russos, que possibilitaram uma substância 99,9% composta por Silício 28. Os concorrentes dos alemães são um time de cientistas que utiliza correntes elétricas e campos magnéticos para definir a massa exata de um objeto.

Quem vai ganhar esta disputa? Eu também não faço a mínima ideia, mas que os caras realmente estão dispostos a se livrar do velho quilo não há dúvidas!

Referências: Nature e Physorg.

Nenhum comentário:

Postar um comentário