terça-feira, 31 de agosto de 2010

Salmão gigante é criado nos EUA

Aposto que muita gente já imaginou sushis gigantes e suculentos só de olhar para a foto. O fato é que realmente foi criado um salmão "ideal" a partir da manipulação dos gens. Logo, trata-se de um peixe transgênico. Tendo em vista o alto valor de mercado deste peixe e a dificuldade para capturá-lo, isto pode ser uma solução para baixar o preço do salmão. Outras consequências econômicas seriam o empobrecimento dos pescadores e o enriquecimento dos empresários capazes de financiar a continuidade das pesquisas científicas e a criação deste peixe tão singular.

Porém, bem antes do aspecto econômico, paira o temor diante das incertezas do consumo de transgênicos em relação à saúde, além de toda a implicação que tal manipulação pode causar. Daqui a pouco vão criar vacas e porcos gigantes também, capazes de fornecer picanhas e bacons saborosos como nunca se viu.

As possibilidades são animadoras e assustadoras ao mesmo tempo. Não sei se consigo ser totalmente liberal, mas a imagem do salmão gigante é tentadora.

2 comentários:

  1. Olá,



    Venho, como monitora do Eixo Ético Humanístico da Faculdade de Medicina da Bahia - UFBA, convidar você a participar do IV Encontro Luso-Brasileiro de Bioética que acontecerá na cidade de Salvador, no Hotel Pestana, nos dias 15, 16 e 17 de Setembro.



    Mais informações



    http://www.vilusodebioetica.com.br/event/elbb6/site/index

    ResponderExcluir
  2. Olá amigos, deixo aqui a minha dica:

    A Rede de Popularização da Ciência e da Tecnologia da América Latina e do Caribe (Red-POP) recebe até 15 de novembro, propostas de trabalho para a 12ª Reunião Bienal que acontece no Brasil, organizada pelo Museu Exploratório de Ciências (MC), da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), de 29 de maio a 2 de junho de 2011.

    Com o tema “A profissionalização do trabalho de divulgação científica”, o encontro aceitará tanto trabalhos de pesquisa, de caráter acadêmico, quanto de profissionais da área, interessados em relatar suas experiências. Cinco eixos temáticos vão nortear a 12ª Reunião: Educação não-formal em ciências; Jornalismo científico; Programas e materiais para museus de ciências: materiais e práticas concretas; Museografia e museologia científica; Público, impacto e avaliação dos programas.

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...