quinta-feira, 29 de julho de 2010

Asteróide pode extinguir a humanidade em 2182

Não é raro ver notícias sobre meteoros que ameaçam a Terra, mas as chances costumam ser desprezíveis. Desta vez parece que a situação a diferente. Segundo a cientista María Eugenia Sansaturio, da Universidad de Valladolid na Espanha, o asteroide "1999 RQ36", de 560 metros de diâmetro pode atingir a Terra em 24 de setembro de 2182 e provocar extinção em massa, inclusive da espécie humana.

As chances de isso acontecer chegam a até 1/500. Logo, é cem mil vezes mais fácil este asteróide acertar a Terra do que você ganhar na Mega Sena! Muitas pessoas podem dizer que isto não importa já que nenhum de nós estará por aqui mesmo. Entretanto, tentativas de mudar artificialmente a trajetória do asteroide devem ser realizadas pelo menos 100 anos antes da data do impacto. Três possibilidades já são consideradas: detonar uma ogiva nuclear, refletir raios solares a partir de uma nave para provocar reações químicas e mudar o curso, ou simplesmente mandar uma espaçonave suicida para colidir com o asteroide e alterar a trajetória. Apesar de parecer mais simples, esta terceira ação deve ocorrer bem antes da data, já que o ângulo de mudança não será grande.

A existência deste corpo celeste foi comprovada por quase 300 observações ao redor do mundo e por mais 13 medições astronômicas. Pode começar a rezar. Ou beber.

Para ver a notícia, vá aqui ou aqui.

Um comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...