quinta-feira, 20 de maio de 2010

Quem bebe tem saúde melhor, mas não por beber

Uma grande pesquisa foi realizada com 150 mil pessoas na França para determinar a relação entre o consumo de álcool e a saúde. O resultado é que quem consome álcool moderadamente, em geral, tem saúde melhor do que aqueles que recusam álcool e os que exageram nas bebidas.

A explicação lógica para isso é mais social e psicológica do que médica, já que a saúde melhor, neste caso, está ligado ao status e ao humor. Quem bebe moderadamente normalmente tem mais amigos e mais horas de lazer. Além disso, relaxa mais, tem menos estresse e muitas vezes tem uma vida mais ativa fisicamente. O consumo moderado do álcool está relacionado a uma menor frequência cardíaca e maior índices de "colesterol benéfico" no sangue.

O estudo revelou ainda que estas pessoas costumam ser mais magras. Dá para acreditar? Esta é uma boa notícia para quem gosta de chopp aos fins de semana, mas não pode ser encarada como um motivo para começar a beber. Afinal, está mais que comprovado que o álcool pode fazer muito mal à saúde.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...