quarta-feira, 29 de abril de 2009

Cientistas aprendem a fazer a teia do Homem-Aranha

Poderíamos dizer de cara que o grupo de cientistas que aprendeu o segredo das teias do Homem-Aranha estuda em uma universidade de Nova Iorque e que eles são os maiores nerds e invejosos da cidade. Entretanto, o estudo das super teias de aranha veio da Alemanha. Os cientistas descobriram que adicionar pequenas quantidades de metais como zinco, titânio ou alumínio à teia confere ainda mais resistência ao material. Vale lembrar que naturalmente as teias já são mais resistentes que o aço!

Na matéria que li, há informações sobre estudos para fins médicos, como tratamentos para fortalecimento de ossos e tendões. Apesar de ter plena consciência de que por si essas possibilidades já seriam um grande avanço, acredito que tal tecnologia possa ter implicações muito maiores. Uma delas seria a confecção de coletes e capacetes à prova de bala ainda mais resistentes que kevlar, por exemplo. Poderia haver uma revolução em toda a indústria, pois todos os cabos e materiais de resistência seriam substituídos, além de milhares de outros avanços mundiais.

Mesmo diante da perspectiva de tanta mudança, ainda acho que o mais legal seria transformar quem quisesse em Spider-Man!

4 comentários:

  1. As aplicações deste experimento são realmente vastas e muito interessantes! Os cientistas estão sempre um passo a frente (q bom!), transformando imaginação em realidade.

    ResponderExcluir
  2. Se for posibilidade de uma pessoa virar cobaia para experimento e os cientistas estarem cientes da certeza que estão fazendo eu me candidato a ser o primeiro cobaia deste experimento :D By: Luuh Graylow's

    ResponderExcluir
  3. eu adoro o homem-aranha pois eu queria ser como ele queria nao quero ser sou mtu fã dele e faços desenhos mtu legas que toda minha familia gosta e tambem fiz o desenho do homem=aranha num papel de oficio e eu quero fazer esse teste pode aplicar em min que eu quero ser uma mulher-aranha.ah e meu nome é jhulia eu amo o homem-aranha.

    ResponderExcluir
  4. eu adoro o homem-aranha pois eu queria ser como ele queria nao quero ser sou mtu fã dele e faços desenhos mtu legas que toda minha familia gosta e tambem fiz o desenho do homem=aranha num papel de oficio e eu quero fazer esse teste pode aplicar em min que eu quero ser uma mulher-aranha.ah e meu nome é jhulia eu amo o homem-aranha.

    ResponderExcluir