quinta-feira, 29 de janeiro de 2009

Nomes incomuns podem levar jovens ao crime, diz estudo

É algo curioso o fato de que os bandidos, normalmente, têm nomes estranhos. Achei que isso ocorria apenas nos filmes, para acrescentar mais maldade e tornar o vilão icônico e singular. Mas, parando para pensar um pouco, existem muitos casos reais de criminosos com nomes incomuns. A exemplo do Lindemberg, assassino da Eloá e do famoso Lampião, cujo nome não era nada menos que "Virgulino". Não é à toa que não se vê muitos bandidos chamados Bruno, Pedro e Tiago, por exemplo.

O estudo norte-americano, na verdade, mostra como pessoas que possuem o primeiro nome incomum têm mais chances de se tornar criminosos. As razões enumeradas pelos pesquisadores fazem bastante sentido. O primeiro fator é que as pessoas economicamente desfavorecidas tendem a colocar nomes incomuns nos filhos e, infelizmente, há uma estreita ligação entre pobreza e criminalidade. Segundo, os empregadores tendem a discriminar quem tem nome estranho para trabalhos de certas naturezas, o que representa um obstáculo a mais para essas pessoas na hora de conseguir trabalho. A terceira razão é que quem tem nome incomum é tratado de forma diferente pelos outros, viram motivo de chacota na escola, ganham apelidos maldosos, sentem mais dificuldade para se inserirem em círculos sociais e são associados com terroristas internacionais (a exemplo de um amigo meu, chamado Habib). Há ainda, o fato de que a própria pessoa não gosta do seu nome. Mas, diante de tantas desgraças enumeradas apenas em função de um nome diferente, não é de admirar que as pessoas se revoltam.

Claro que tais motivos não se aplicam à maioria das pessoas, afinal um nome é só um nome. Essa pesquisa não pode servir como base para preconceito. O contrário pode gerar problemas também. Eu, por exemplo, nem olho para o lado quando escuto gritarem "Bruno" na rua.

A matéria está aqui.

5 comentários:

  1. Estive do lado de um assassino e não me dei conta então! Uma vez, quando trabalhava na Way atendi um cara chamado Zigfrefuds.

    ResponderExcluir
  2. Ainda bem que meu pai chama-se Luiz Idolindo - E não Idolinfo Luiz

    ResponderExcluir
  3. Sempre achei o nome Evelyn Christina tão comum como Maria ou Ana....hehehe

    ResponderExcluir
  4. Logico, mas n é pelo nome q a pessoa vira ladrao nao, grande parte vem da favela, e n sei porq favelado insiste em colocar nome feio nos filhos, PUTA QUE PARIU!!!!

    Jadailsom, Cleberson, Maicol, Josnelsoms...É UMA DERROTA!!!

    ResponderExcluir