quarta-feira, 25 de abril de 2012

Por que algumas pessoas são melhores para desenhar?


Esta pergunta é bem antiga e a ciência busca a resposta com pesquisas em diversas áreas. É indiscutível o fato de algumas pessoas serem bem melhores ao ilustrar a realidade, seja objetos, gente ou paisagens, de forma muito mais precisa que outras. Recentemente, Rebecca Chamberlain, psicóloga da University College London, conduziu um estudo que conseguiu um avanço notável e enumerou os fatores mais determinantes para ser um bom desenhista, ou não.

Em linhas gerais, tudo depende de: como alguém percebe a realidade; quanto de informação visual consegue memorizar entre um momento e outro; e, finalmente, quais as características escolhe colocar no papel. Nossa percepção do mundo, em termos de proporção, formas e cores pode ser muitas vezes distorcida e isso contribui para um desenho ruim. Mas isso não significa que seu cérebro esteja funcionando mal, a mente tem muitos artifícios para que as funções mais básicas, como percepção de distância e velocidade de um objeto, além do contraste entre as cores, funcionem bem. A memorização de informação visual também é de extrema importância para uma boa ilustração, é a memória que, obviamente, determina a quantidade de detalhes disponíveis em sua mente. O terceiro fator é a escolha dos traços e aspectos. É crucial escolher as características mais marcantes de um objeto para desenhá-lo bem. Na maioria das vezes, os melhores desenhos são simples e isso ocorre porque o desenhista consegue eleger os traços e os detalhes principais.

A boa notícia é que, mesmo se você só consegue desenhar "bonequinhos de palito", pode treinar para se sair bem melhor. Segundo os cientistas, há poucas habilidades humanas que não podem ser adquiridas com treino. Não sei se compartilho o mesmo ponto de vista, já que acredito no talento natural para várias atividades, incluindo o desenho realista e a pintura como arte. Mas é confortante a ideia da possibilidade de aprender a fazer o que quiser.

Bons desenhos!

Referência: MSNBC

Nenhum comentário:

Postar um comentário