quarta-feira, 31 de agosto de 2011

Pílula filtro solar pode ser realidade em 5 anos


Cientistas britânicos descobriram um coral singular, o qual é capaz de produzir uma substância filtro solar para se proteger. Mas o fato realmente impressionante é que este efeito pode ser sentido ao longo da cadeia alimentar, protegendo, por exemplo, o peixe que se alimenta no coral. Agora os pesquisadores estão produzindo um filtro solar sintético, para ser ingerido por pessoas, capaz de proteger o corpo inteiro e os olhos contra os efeitos negativos dos raios solares e as queimaduras.

O objetivo é chegar a uma pílula com um nível de proteção que não seja prejudicial, já que os raios UV são vitais para a produção de vitamina D. Os cientistas ainda terão muito trabalho para testar o composto e prevenir intoxicações. O estudo está sendo realizado com corais descobertos na grande barreira de recife próximo à Austrália. A possibilidade de se cultivar plantas transgênicas a partir dos genes do coral já está sendo considerada, sendo ainda necessário transpor barreiras como a resistência à maior exposição ao sol durante o crescimento.

Este avanço científico parece bem "palpável". Espero usufruir disso um dia. Voltar da praia sem parecer um camarão vai ser muito bom.

Referência: Guardian

segunda-feira, 29 de agosto de 2011

Astrônomos encontram planeta feito de diamante

Cientistas de Melborne, Austrália, captaram sinais de um "pulsar", uma estrela com diâmetro relativamente pequeno, apenas 20 km, e alta densidade. Estes sinais são ondas captadas por radiotelescópios e possibilitaram a identificação de um planeta ao redor do pulsar. O que surpreendeu os astrônomos foi o fato de que indícios apontam para uma composição cristalina, provavelmente diamante! Este planeta tem 60 mil km de diâmetro, cinco vezes maior que a Terra.

Para quem ficou animado com o astro precioso e quiser investir em uma viagem de exploração, fica a dica: o planeta gira ao redor do pulsar PSR J1719-1438, o qual está na direção da constelação da Serpente na Via Láctea, a apenas 4 mil anos-luz da Terra.

Referência: G1

segunda-feira, 1 de agosto de 2011

Trocadilhos fazem cócegas no seu cérebro, dizem pesquisadores

Começo o post com uma pergunta: "Por que os canibais comem palhaços? R: Porque eles têm um gosto engraçado!" Esta foi a piada utilizada por pesquisadores de Cambridge para exemplificar como brincadeiras com trocadilhos conseguem provocar uma espécie de "cócega cerebral", ativando diferentes áreas da mente de uma só vez.

Para chegar a essas conclusões, os cientistas fizeram experimentos com vários voluntários, onde as pessoas deveriam classificar piadas, e também não-piadas, de 1 a 7, sendo 7 algo muito hilário. Como esperado, as pessoas atribuíram notas melhores a piadas do que a mensagens corriqueiras.

O mais impressionante é que, durante a experiência com trocadilhos, eles conseguiram identificar a ativação de áreas relacionadas a recompensas por experiências positivas, uma espécie de mecanismo evolutivo. Então, se você quiser fazer cócegas mentais em alguém, basta dizer algo com trocadilho. Afinal, mesmo que seja uma piada muito infame e a pessoa não ria, você saberá que conseguiu surtir algum efeito.

Referência : MSNBC

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...