quinta-feira, 21 de abril de 2011

Pesquisador quer mudar a data da Páscoa

A Páscoa é uma das datas religiosas mais celebradas no mundo. Mas um pesquisador de Cambridge resolveu desvendar uma certa contradição que existe entre as datas na Bíblia. Enquanto os Evangelhos de Mateus, Marcos e Lucas apontam a data da Última Ceia para uma coincidência com a Páscoa Judaica, João passa a ideia de que, na verdade, ocorreu antes, previamente ao dia em que se comemorava o êxodo do Egito.

De acordo com as pesquisas de Humphreys; Jesus, Mateus, Marcos e Lucas utilizavam o calendário pré-exílico, do tempo de Moisés. Então, os cientistas resolveram retomar o calendário pré-exílico para o ano de 33 d.C., o qual mostra que a Última Ceia na verdade ocorreu numa quarta-feira, dia 1º de abril. Assim, a Páscoa deveria ser celebrada no primeiro domingo de abril para que a data coincida com o período do mês e os dias da semana da Ceia original.

É difícil determinar com precisão a origem de algumas datas e locais históricas, ligados ou não a religiões, já que há muitos interesses envolvidos, como o fato de se tentar estabelecer uma data que seja mais conveniente, agradando a, digamos, "gregos e troianos".

De toda forma, não acredito que a data da Páscoa vá mudar. Então, pode continuar se preparando para bacalhau e chocolate (e orações para os mais religiosos), porque a Páscoa deste ano já está aí.

Referência: iG Ciência

Nenhum comentário:

Postar um comentário