O sonho de decifrar o vôo dos pássaros é tão antigo quanto a curiosidade humana. Os primeiros projetos de tentativa de voo mostram como o homem quis primeiro imitar as aves, para só depois partir para outras direções e finalmente criar o avião, o balão e o helicóptero. Agora, uma empresa alemã, a Festo Corporation diz - sem fazer muito estardalhaço - ter finalmente decifrado e imitado o voo dos pássaros.
O SmartBird é uma espécie de robô com total autonomia para levantar voo, manter-se no ar e pousar, conforme você vê na gravação ao lado. O pontos-chave do projeto são a leveza dos materiais utilizados e alta tecnologia de aerodinâmica, além de sensores de todos os tipos para que haja melhor controle-remoto do voo.
Para quem gosta de tecnologia e engenharia, vale também conferir o segundo vídeo do post, o qual explica melhor o funcionamento do SmartBird. Em tempos de iPad, carros que andam sozinhos e nanotecnologia, chama a atenção algo que parte de um sonho 'simples' e tão intrínseco à imaginação.
Referências: Terra; Festo Corporation
Nenhum comentário:
Postar um comentário