quinta-feira, 20 de maio de 2010

Quem bebe tem saúde melhor, mas não por beber

Uma grande pesquisa foi realizada com 150 mil pessoas na França para determinar a relação entre o consumo de álcool e a saúde. O resultado é que quem consome álcool moderadamente, em geral, tem saúde melhor do que aqueles que recusam álcool e os que exageram nas bebidas.

A explicação lógica para isso é mais social e psicológica do que médica, já que a saúde melhor, neste caso, está ligado ao status e ao humor. Quem bebe moderadamente normalmente tem mais amigos e mais horas de lazer. Além disso, relaxa mais, tem menos estresse e muitas vezes tem uma vida mais ativa fisicamente. O consumo moderado do álcool está relacionado a uma menor frequência cardíaca e maior índices de "colesterol benéfico" no sangue.

O estudo revelou ainda que estas pessoas costumam ser mais magras. Dá para acreditar? Esta é uma boa notícia para quem gosta de chopp aos fins de semana, mas não pode ser encarada como um motivo para começar a beber. Afinal, está mais que comprovado que o álcool pode fazer muito mal à saúde.

segunda-feira, 3 de maio de 2010

Cientistas dizem que mulher bonita faz mal à saúde dos homens

Um estudo recente realizado pela Universidade de Valência, na Espanha, sugere que ficar ao lado de uma mulher bonita por pelo menos 5 minutos acelera a produção do hormônio cortisol, o qual eleva a pressão sanguínea e o nível de açúcar no sangue.

Um experimento simples consistia de uma situação em que os rapazes ficaram alguns momentos sozinhos em uma sala na presença de uma mulher bonita e depois sozinhos com outros rapazes. As análises mostram uma alteração significativa nos níveis de cortisol na hora em que eles ficavam próximos à mulher, enquanto nada mudava na outra situação. Os cientistas afirmam, ainda, que se o homem considerar a mulher muito mais bonita que ele, (o efeito "muita areia pro meu caminhãozinho") a elevação do hormônio é bem maior. Em pequenas quantidades o cortisol é benéfico para o organismo. Entretanto, em níveis elevados pode provocar diabetes, hipertensão, impotência sexual (ironia do destino) e até ataque cardíaco!

Costumo dar ouvidos aos cientistas em relação a hábitos saudáveis. Mas nem o melhor professor de biologia do mundo consegue me convencer de que mulher bonita faz mal! Se não, já era para eu ter sofrido um ataque cardíaco há muito tempo.
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...