quinta-feira, 23 de julho de 2009

Homens mais altos ganham mais, diz pesquisa

Mais essa agora. Um grupo de cientistas australianos realizou um estudo para determinar a relação entre a altura das pessoas e o salário que recebem. Foi constatado que, para os homens, 5 cm de altura a mais significam 1,5 % mais dinheiro. Este número representa cerca de 1 ano a mais de experiência no currículo, levando em conta toda uma carreira. Logo, um homem com 1,82m recebe mais que o "baixinho" de 1,77m. O estudo foi feito em vários países, incluive no Brasil. A hipótese científica para explicar tais resultados é o fato de que as pessoas respeitam e atribuem mais responsabilidades aos mais altos, pois eles são mais "imponentes". Mulheres também foram pesquisadas, entretanto não foi encontrada nenhuma relação considerável, mas vale citar que 10 cm de altura a mais já fazem diferença no salário delas.

Acredito que isso não seja um regra geral e que, como na maioria das constatações científicas relativas a comportamento e sucesso na vida, valem para grupos de pessoas e não para indivíduos.

Só sei que o Fred, meu amigo de 2 metros, vai ter um dia mais feliz quando ler isso.

Referência: G1

segunda-feira, 6 de julho de 2009

Autoajuda não beneficia pessoas com baixa autoestima

Quer dizer que todos aqueles best-sellers mundiais, rankings e livros em destaque nas livrarias não servem para nada? É o que parece. Um estudo canadense comprovou que repetir pensamentos positivos para si só é bom para quem já tem boa autoestima, o que significa que é ruim para quem mais precisa de tal ajuda. O estudo também mostrou que ao pedir as pessoas para ter pensamentos negativos sobre si, quem é "triste" se sentia melhor. Talvez a gente goste mesmo é de ouvir um pouco de autocrítica realista.

A indústria da autoajuda é multibilionária, como propõe o artigo da BBC. Existe há mais de 150 anos, desde que o médico escocês Samuel Smiles (!!!) escreveu um livro sobre o tema e vendeu muito. Não nego que já li alguns livros do estilo e que até gostei. É muito bom ter a fugaz impressão de que a vida pode se resolver com uma simples receita de bolo.

Duvido muito que a autoajuda vai acabar depois de tudo isso. Mas, pelo menos, agora temos motivos concretos para criticá-la. Paulo Coelho que se cuide.
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...