segunda-feira, 5 de outubro de 2009

Metade dos nascidos hoje em países ricos chegarão até 100 anos

Parece até utopia pensar nesta informação, mas é o que diz o estudo, de uma universidade dinamarquesa, sobre o envelhecimento humano. A projeção de que metade das pessoas nascidas após o ano 2000 em países desenvolvidos chegará a 100 anos de idade tem como base o fato de que desde 1840 a expectativa de vida só aumenta. Além disso, alimentação, hábitos saudáveis e cuidados médicos evoluem cada vez mais, a exemplo das células tronco e dos tratamentos genéticos.

Apesar da evolução da medicina "curativa", o estudo mostra que a grande responsável por essa expectativa otimista é a prevenção. Hoje não apenas se vive mais, se vive melhor. Pelo menos nos países ricos. Logo, pensar desta forma para o Brasil talvez seja uma ideia errônea. Normalmente, as pessoas dizem que no campo vivia-se mais e melhor. Não é raro alguém contar que a avó viveu mais de 90 anos porque morava no interior, ao contrário do que acontece nos centros urbanos.

O estudo mostra ainda que 30 a 40% das pessoas com idade entre 92 e 100 anos são independentes ou precisam de pouca ajuda para realizar as tarefas simples do dia-a-dia e e auto-cuidado. Além disso, 40% das pessoas entre 110 e 119 anos (sim, você leu certo) também são assim, praticamente independentes.

Então, mais uma centena de motivos para você ter uma vida mais saudável. Isso vale para mim também.

Foto: stuff.co.nz

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...