domingo, 30 de dezembro de 2012

Primeira "Terra alienígena" será descoberta em 2013, afirmam experts



A busca incessante por um planeta que tenha as características-chave da Terra, no sentindo de ser um lugar perfeito para o desenvolvimento de vida, deve alcançar seu grande trunfo em 2013. Astrônomos de vários lugares do mundo concordam que estamos cada vez mais perto da descoberta de planetas que orbitem suas estrelas a uma distância similar à Terra e o Sol, possuam constituição física e tamanho parecidos com o nosso mundo.

A descoberta de um planeta gêmeo da Terra - ou muitos deles - poderá abalar a maneira com que vemos o Universo e a nossa própria existência. Olhar para o céu será como encarar um oceano, a exemplo dos primeiros colonos na expansão marítima, e pensar que há vida em algum lugar do outro lado. Pode haver formas primitivas de vida ou civilizações inteiras em diferentes estágios de desenvolvimento social e tecnológico, inferiores e superiores aos terráqueos.

O telescópio Kepler, da NASA, tem grande potencial de ser o primeiro a realizar uma descoberta assim, pois está programado para localizar este tipo de planeta e já tem vários exoplanetas em seu histórico de achados.

O astrônomo Mikko Tuomi, da Universidade inglesa de Hertfordshire, revela alguns números convincentes: uma estimativa cuidadosa aponta cerca de 200 bilhões de estrelas no nosso universo, as quais hospedam juntas aproximadamente 50 bilhões de planetas. Segundo as estatísticas astronômicas, cerca de 1 em cada 10 mil destes planetas devem possuir características semelhantes à da Terra, o que totaliza 5 milhões de lugares que potencialmente abrigam vida no Universo tal como quantificamos.

Não vem ao caso se a maioria das pessoas acredita ou não em extra-terrestres. O fato é que a ciência progride por meio de hipóteses e testes, e este pode ser um grande passo neste sentido. Se você quer continuar se sentindo confortavelmente isolado, lembre-se de que estes planetas estão a centenas ou até milhões de anos-luz da Terra.

Referência: Fox News

quinta-feira, 27 de dezembro de 2012

As 12 descobertas científicas mais óbvias de 2012



Para a ciência, algo só é verdade depois que é provado por meio de experimentos. Mesmo que seja de amplo conhecimento para os meros mortais, como o fato de que fazer exercícios físicos é bom para a saúde ou que chamar rápido uma ambulância pode salvar vidas. Conheça agora as 12 descobertas científicas mais óbvias de 2012:

1 - Bons parceiros são bons pais e mães

Se uma pessoa é boa como cônjuge ou parceiro, as chances de ser também boa com os filhos é grande. E agora isso é provado cientificamente em um artigo publicado no Personality and Social Psychology Bulletin.

2 - Todos queremos namorar as gostosas(os)

Quando este assunto é tratado abertamente, as pessoas tendem a assumir uma postura polida, dizendo que não é a forma física que atrai primeiro, mas a personalidade e etc. Mas no fundo, ou em uma conversa mais franca com amigos íntimos, homens e mulheres admitem que a aparência é super importante e desperta atração, considerando a beleza do rosto e do corpo. E, mesmo quando não admitem, é isso que está presente no subconsciente. E uma pesquisa comprova isso.

3 - Quem faz esquenta antes da balada bebe mais

Esta realmente é muito óbvia. Se você se preocupa em beber alguma coisa antes de sair para a noite, seja por causa do preço elevado das casas noturnas ou por outras razões, é porque racionalmente e deliberadamente quer elevar o nível de álcool no organismo.


4 - Pessoas experientes tomam decisões melhores

"Gato escaldado tem medo de água fria." O ditado é verdadeiro e também o é o fato de que se você tem experiências anteriores com algo, conhece bem as variáveis e tem mais chances de escolher o que é melhor. Veja a pesquisa


5 - Manter armas fora do alcance de pessoas problemáticas pode salvar vidas

Esta é muito óbvia, mas também muito triste. Os acontecimentos com as crianças de Newtown e a emboscada armada para bombeiros em um incêndio ilustram isso. Não cabe nenhum comentário engraçado aqui.

6 - Fazer exercícios é bom para você

Se você quer emagrecer ou simplesmente ter uma vida mais saudável mas tudo que faz é ficar sentado na frente do computador, inclusive neste blog, está redondamente(sim, com trocadilho) enganado. Os exercícios físicos regulares fazem bem para o corpo e a mente, com o poder de prevenir e tratar uma série de doenças, inclusive a depressão.

7 - Chamar uma ambulância aumenta a chance de sobreviver a um ataque cardíaco

Se alguém tiver um ataque cardíaco perto de você, pense primeiro em chamar uma ambulância. Estudos comprovam que as chances de sobrevivência são bem maiores para os pacientes que vão de ambulância do que de carro ou taxi para o hospital. Claro que tudo isso depende do bom senso e das condições do momento. Mas, em geral, os paramédicos e a aparelhagem salvam vidas a caminho do hospital.

8 - Os homens tendem mais a querer algo com suas amigas do que vice-versa

A amizade entre homens e mulheres é frequentemente alvo de discussões. Mas o que não é segredo é que os homens têm mais dificuldade de manter uma amizade com as mulheres sem pensar (ou tentar) algo mais. Segundo os estudos conduzidos neste ano, as mulheres normalmente apresentam menos este comportamento. Apesar disso tudo, a amizade verdadeira entre homens e mulheres é possível, segundo os cientistas.

9 - Maconha pode bagunçar o seu cérebro

A ligação entre o hábito de fumar maconha e a diminuição das capacidades cognitivas está provada, de acordo com um estudo feito com jovens na Nova Zelândia. Quem fuma tende a ficar mais "lesado" mesmo, ainda mais se você é um adolescente e seu corpo ainda está em desenvolvimento.

10 - Beber e dirigir é perigoso

Isto é um fato e ninguém pode negar. Beber e dirigir é uma das principais causas das mortes nas estradas brasileiras e no mundo inteiro. As experiências lembram, as estatísticas comprovam e o bom senso manda lembranças: não beba e dirija.


11 - Salto-alto é ruim para os pés

Além das dores e dos severos machucados que vemos nossas namoradas aquirirem por causa dos saltos-altos, uma outra grave consequência são as unhas encravadas, cujos desdobramentos vão de simples retiradas com um alicate a cirurgias arriscadas. Os cientistas recomendam maneiras na utilização destes calçados, pelo menos quando você vai andar bastante ou ficar de pé por muito tempo.

12 - Gritar com os filhos é muito prejudicial

Uma criança pode ficar aterrorizada com os gritos de xingamentos e repreensão dos pais. Os efeitos negativos são diversos e podem até fazer mal para a saúde. Não é preciso deixar as crianças fazerem tudo que querem, mas não vá transformar um simples pedido de "vá tomar banho" em um trauma para o resto da vida.

Bem, os 12 fatos foram estes. Espero que em 2013 hajam muitos cientistas ociosos para trazer notícias divertidas. Obrigado a todos que acompanham o blog!

Referência: Scientific American
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...