sexta-feira, 30 de novembro de 2012

Falar ao celular pode ser contagioso

Esta notícia provavelmente não vai espantar os donos de smartphones e afins. Um estudo conduzido nos Estados Unidos, na Universidade de Michigan, mostrou que estudantes universitários apresentaram 39% mais chances de checar o celular por e-mails ou mensagens no intervalo de 10 segundos logo após um amigo ou colega próximo ter feito o mesmo.

O fato poderia ser explicado simplesmente pelo impulso humano de imitar, mas os cientistas foram além. No ponto de vista deles, se você está conversando com alguém e esta pessoa mexe no celular, ela está realizando uma interação social da qual você está excluído. Assim, há uma boa chance de você verificar seu próprio aparelho para se sentir melhor.

A questão toca outro ponto: não seria pouco polido ficar checando o celular enquanto conversa com alguém? Pode ser até sinal de falta de interesse na conversa.

Um aspecto interessante sobre este estudo é que foi feito por meio de observação, ou seja, sem simular nada em laboratório. Assim, qualquer um pode testar. Experimente checar seu Facebook no celular enquanto estiver em uma roda de amigos, provavelmente todos farão a mesma coisa.

Referência: NBC News


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...