sexta-feira, 12 de outubro de 2012

Veja a luz se propagar: câmera grava a 1 trilhão de quadros por segundo

Há alguns meses, postei aqui no Ócio Científico sobre um equipamento que consegue "enxergar além de cantos e esquinas". Agora, compartilho com os leitores a versão completa da palestra promovida pelo TED, a qual possui um trecho ainda mais impressionante.

Com esta super câmera, que faz uma captura a cada trilionésima parte do segundo, é possível ver a própria propagação da luz! No vídeo, um feixe luminoso atravessa uma garrafa plástica cheia de água, assim, vemos as ondas se propagando e os fenômenos de difração, reflexão e interferência. O detalhe é que na velocidade da luz nota-se os efeitos relativísticos de distorção do tempo.

Veja o vídeo abaixo para entender melhor. Se você estiver impaciente, assista até 4:00 e depois a partir de 9:00, mas vale a pena ver tudo, é 'fantástico'.

3 comentários:

  1. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  2. obrigado pelo artigo. É muito interessante como esta técnica tão rápido é combinada com máquinas quanto um colorímetro para investigações específicas. "esto es como la naturaleza tomo uma foto ..." o que uma grande linha!Saudações.

    ResponderExcluir