sexta-feira, 18 de maio de 2012

Se gabar no Facebook é tão bom quanto sexo

Você se sente bem ao colocar as fotos dos lugares para os quais viaja, dos bares que frequenta, dos encontros com a turma 'descolada' e, com o Instagram, compartilhar guloseimas? Segundo um estudo científico realizado pela Universidade de Harvard, postar este tipo de conteúdo pode gerar uma sensação tão boa quanto sexo. E o motivo é bastante simples: as pessoas gostam de falar de si mesmas, mesmo que isso não seja tão legal para os outros usuários, despertando, às vezes, até sentimentos negativos. Além de tentar mostrar o quão legal é nosso dia-a-dia, escrever mensagens e opiniões sobre temas variados também pode trazer boas recompensas para o cérebro, afinal é uma forma de mostrar o lado "intelectual e crítico".

Os pesquisadores de Harvard fizeram um experimento no qual ofereceram uma pequena quantia em dinheiro para os participantes responderem a perguntas sobre famosos ou não receber nada para falar de si mesmos. A maioria não quis o dinheiro e preferiu contar sobre a própria vida.

O estudo não tem o objetivo de denegrir quem se gaba nas redes sociais, mas apenas mostrar como nossa mente funciona. Se não houvesse este tipo de coisa, de que viveriam Facebook, Twitter ou Orkut (r.i.p.)? Todo mundo se gaba pelo menos um pouco, inclusive eu, você e aquele seu amigo chato que sempre posta uma foto legal. O simples fato de ter um perfil significa que entramos no jogo.

Aproveite para mostrar no Facebook que você acompanha Blogs legais, curta o Ócio Científico!

Referência: DailyMail

Um comentário: