sexta-feira, 28 de outubro de 2011

Dispositivo é capaz de ler os sonhos

Cientistas alemães, do Instituto de Psiquiatria Max Planck, de Munique, realizaram um experimento que pode ser o primeiro passo para a leitura dos sonhos. O estudo é baseado no fato de que, quando as pessoas estão sonhando, as mesmas áreas cerebrais que são ativadas quando elas estão acordadas, e fazendo algo específico, apresentam atividade. Desta forma, os cientistas mapearam os cérebros dos voluntários, enquanto realizavam tarefas e movimentos pré-determinados, para comparar com a leitura da atividade cerebral durante o sono.

Apesar de os sinais captados terem menor intensidade quando a pessoa está dormindo, foi possível obter algum sucesso, com um grau considerável de acerto na "leitura". O experimento foi feito com pessoas que alegam conseguir controlar seus sonhos, ou seja, são capazes de reconhecer quando estão sonhando e  assumir o controle de suas ações. Segundo os cientistas, grande parte da população é capaz de fazer isso, são os chamados "sonhadores lúcidos". É possível treinar alguém para se tornar um sonhador lúcido. Então, os pesquisadores conseguiram induzir estes voluntários especiais a sonhar com situações específicas, favorecendo o andamento do estudo.

Tudo isso lembra o filme "A Origem", entretanto ainda falta muito tempo (ou talvez nunca) para chegar a tal ponto de intrusão nos sonhos alheios. Caso o estudo for para frente, poderá haver consequências positivas para a psicologia e a psiquiatria, abrindo um novo horizonte de possibilidades para o tratamento de muitos distúrbios. Sem contar as consequências polêmicas, que entram na questão da privacidade.


"Nada pertence ao indivíduo, com exceção de alguns centímetros cúbicos dentro do crânio"
1984 - George Orwell

Será?

Referência: Live Science

segunda-feira, 10 de outubro de 2011

Passear com o cachorro aumenta as chances de arrumar uma namorada, diz pesquisa

Uma curiosa pesquisa foi realizada na Inglaterra para mostrar que homens que passeiam com cachorros tem mais facilidade para arrumar uma namorada. Um jornalista do "The Sun" aceitou o tarefa de passear com um bonito cão da raça "Golden Retriever" por um parque. Após alguns minutos de caminhada, logo apareceram mulheres entusiasmadas com o cão, pedindo para fazer um carinho e querendo saber mais sobre o cachorro. Desta forma, o jornalista conseguiu oportunidades de conversar com várias pessoas e até marcou encontros para o dia seguinte. Segundo ele, conseguiu interagir com mais garotas do que quando sai para a noite.

Após o momento de espontaneidade, as mulheres ficaram sabendo da pesquisa e confessaram que se sentem mais a vontade para se aproximar de homens com cães. Segundo elas, homens assim mostram sensibilidade e cordialidade, o que torna mais fácil o contato, situação que dificilmente se concretizaria com um estranho sozinho. Entrevistas com outros homens ingleses revelaram que 1 em cada 8 deles já teve ajuda do seu animal de estimação para se aproximar de uma mulher.

A raça Golden Retriever foi apontada como a mais atraente para receber um carinho e atenção das garotas. Se você já está pensando em criar um só para ser isca, veja um depoimento "Seria muito estranho se os caras começassem a usar os cachorros como tática. Cães não são só para atrair garotas." Outras até aprovaram a tática.

Além de ser por si inusitada, a pesquisa também tem uma fonte curiosa: faz parte de dados recolhidos para o jogo "The Sims 3 Pets", o que não tira seu mérito por sublinhar este comportamento feminino.

Referência: The Sun