sexta-feira, 28 de outubro de 2011

Dispositivo é capaz de ler os sonhos

Cientistas alemães, do Instituto de Psiquiatria Max Planck, de Munique, realizaram um experimento que pode ser o primeiro passo para a leitura dos sonhos. O estudo é baseado no fato de que, quando as pessoas estão sonhando, as mesmas áreas cerebrais que são ativadas quando elas estão acordadas, e fazendo algo específico, apresentam atividade. Desta forma, os cientistas mapearam os cérebros dos voluntários, enquanto realizavam tarefas e movimentos pré-determinados, para comparar com a leitura da atividade cerebral durante o sono.

Apesar de os sinais captados terem menor intensidade quando a pessoa está dormindo, foi possível obter algum sucesso, com um grau considerável de acerto na "leitura". O experimento foi feito com pessoas que alegam conseguir controlar seus sonhos, ou seja, são capazes de reconhecer quando estão sonhando e  assumir o controle de suas ações. Segundo os cientistas, grande parte da população é capaz de fazer isso, são os chamados "sonhadores lúcidos". É possível treinar alguém para se tornar um sonhador lúcido. Então, os pesquisadores conseguiram induzir estes voluntários especiais a sonhar com situações específicas, favorecendo o andamento do estudo.

Tudo isso lembra o filme "A Origem", entretanto ainda falta muito tempo (ou talvez nunca) para chegar a tal ponto de intrusão nos sonhos alheios. Caso o estudo for para frente, poderá haver consequências positivas para a psicologia e a psiquiatria, abrindo um novo horizonte de possibilidades para o tratamento de muitos distúrbios. Sem contar as consequências polêmicas, que entram na questão da privacidade.


"Nada pertence ao indivíduo, com exceção de alguns centímetros cúbicos dentro do crânio"
1984 - George Orwell

Será?

Referência: Live Science

Nenhum comentário:

Postar um comentário