terça-feira, 29 de março de 2011

Alemães criam pássaro robô

O sonho de decifrar o vôo dos pássaros é tão antigo quanto a curiosidade humana. Os primeiros projetos de tentativa de voo mostram como o homem quis primeiro imitar as aves, para só depois partir para outras direções e finalmente criar o avião, o balão e o helicóptero. Agora, uma empresa alemã, a Festo Corporation diz - sem fazer muito estardalhaço - ter finalmente decifrado e imitado o voo dos pássaros.

O SmartBird é uma espécie de robô com total autonomia para levantar voo, manter-se no ar e pousar, conforme você vê na gravação ao lado. O pontos-chave do projeto são a leveza dos materiais utilizados e alta tecnologia de aerodinâmica, além de sensores de todos os tipos para que haja melhor controle-remoto do voo.

Para quem gosta de tecnologia e engenharia, vale também conferir o segundo vídeo do post, o qual explica melhor o funcionamento do SmartBird. Em tempos de iPad, carros que andam sozinhos e nanotecnologia, chama a atenção algo que parte de um sonho 'simples' e tão intrínseco à imaginação.



Referências: Terra; Festo Corporation

segunda-feira, 7 de março de 2011

Controle a vontade de urinar e tome decisões melhores, diz cientista

Uma pesquisadora holandesa, da Universidade de Twente, realizou um estudo que liga o controle da vontade de ir ao banheiro à tomada de decisões. A cientista realizou o seguinte experimento: os voluntários deveriam tomar várias xícaras de chá, totalizando 750 ml, e ainda beber pequenas quantidades de água. Após 40 minutos, tempo necessário para que a bexiga esteja cheia após a ingestão do líquido, a pesquisadora ofereceu aos participantes duas opções: receber 16 dólares no dia seguinte ou 30 dólares em um mês. Comparando os resultados, a cientista Tuk descobriu o número de pessoas que optou por 30 dólares foi maior no grupo dos que estavam apertados para ir ao banheiro.

Serão necessários mais experimentos para caracterizar estas relações. Há indícios de que outras vontades estão ligadas ao controle de decisões e entre si. Por exemplo, o desejo sexual está ligado ao ímpeto por guloseimas. Assim, se a pessoa tem um bom autocontrole não precisará extravasar os desejos reprimidos nos doces.

Em relação à bexiga, minha teoria é de que a pessoa que está "apertada" precisa raciocinar mais rápido e não perde tempo analisando muitas variáveis, logo, acaba tomando boas decisões. Só sei que quando estou apertado para fazer xixi nada mais me importa, nem se o mundo estiver acabando. Acredito que as mais de 300 pessoas que já foram presas neste carnaval por urinar na rua concordam.

Referência: BBC Brasil
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...