sexta-feira, 25 de novembro de 2011

O menor carro do mundo é do tamanho de uma molécula

Cientistas holandeses acabaram de anunciar o menor carro do mundo, o qual pode se mover utilizando pulsos elétricos como energia. Conforme pode ser observado na concepção artística acima, o nanocarro possui a ordem de grandeza de uma única molécula e é 1 bilhão de vezes menor que um carro de pequeno porte.

As estruturas em forma de rodas realmente giram e propulsionam o carro para frente. Um choque equivalente a 500 milivolts provoca a metade do giro das rodas. Considerando o seu tamanho, não se pode dizer que é eficiente, mas o que está em jogo representa muito mais do que isso. O fato de fazer uma parte da molécula se movimentar em direção e sentido pré-determinados é um grande avanço.

A nanotecnologia é uma das principais vertentes da pesquisa científica mundial, com aplicação nas mais diversas áreas da indústria e da saúde. Diante disso, será necessário criar motores de escala molecular, em analogia ao que já acontece naturalmente dentro das células.

A tendência é que todo tipo de aparelho eletro-eletrônico tenha mais nanotecnologia e a seguinte pergunta fique ainda mais difícil de responder "Papai, como é que isso funciona?".

Referência: CNN

Nenhum comentário:

Postar um comentário