domingo, 19 de junho de 2011

Cientistas criam robô imbatível na sinuca

Pesquisadores da Universidade Técnica de Munique, na Alemanha, desenvolveram um robô que consegue "matar" bolas em 80% de suas jogadas na sinuca (ou bilhar). Trata-se de um sistema composto por câmera à cima e em volta da mesa, um plano de coordenadas para o que robô se movimente e um processador capaz de prever o movimento das bolas, indicando a melhor posição e força para uma tacada bem-sucedida.

Os braços do oponente robótico podem configurar até 7 posições diferentes. Todas as análises realizadas pelo robô são exibidas em um telão, assim é possível que jogadores humanos aprendam com ele ou até mesmo façam consultas antes de suas jogadas.

Este jogador implacável foi apresentado na Conferência Internacional de Robótica e Automação, e tem até um oponente feito de lata, o PR2, que aliás foi criado antes. Especula-se que em breve haja torneios de sinuca só entre robôs, como já acontece com o xadrez. Confira abaixo o robô alemão Nierhoff e também o PR2.





Referência
New Scientist

4 comentários:

  1. Gostaria de ver um torneio destes! =]

    ResponderExcluir
  2. Porquê "imbatível" e "implacável"? Não diz isso no artigo original nem sequer como se compara com jogadores humanos. Só para fazer um título chamativo, seguindo o mau exemplo dos media e até de muitos investigadores que publicam trabalhos "científicos"?

    ResponderExcluir
  3. Ok, "Anônimo"! Mas o título do artigo é "Pool-playing robot rivals humans", o que explicita a comparação entre robôs e humanos. E para ganhar do robô você precisa acertar a caçapa em mais de 80% das jogadas ;)

    ResponderExcluir
  4. Burro da mizeria se esse Robo começar a partida ele nao vai erra ou seja, nao tem humano certo :S

    ResponderExcluir