segunda-feira, 29 de junho de 2009

Ouvido direito é mais eficiente, diz estudo

Essa descoberta não chega a ser tão inútil quanto soa aos ouvidos na primeira vez em que ouvimos. Este estudo foi feito por cientistas italianos por meio de uma série de experimentos diferentes. A primeira delas foi observando pessoas conversando em uma boate, no ambiente em que a música é ensurdecedora. Perceberam de 72% das conversas ao pé do ouvido eram feitas pelo ouvido direito. Em outro experimento, os pesquisadores falavam palavras em nexo e esperavam que as pessoas, em um gesto instintivo oferecessem um dos ouvidos para escutar melhor. O resultado é que mais da metade dos entrevistados oferecia o ouvido direito. Deve ter sido uma cena curiosa esse negócio de pesquisados falando enrolado. O terceiro experimento foi pedir cigarro ao pé do ouvido. No final das contas, os fumantes que foram no ouvido direito tiveram mais êxito. Ou menos, se for considerado que o cigarro faz mal à saúde, mas isso não vem ao caso agora.

A explicação científica para essa constatação é o fato de que a fala recebida pelo ouvido direita é processada do lado esquerdo do cérebro, o qual processa fala e linguagem rapidamente. Enquanto o lado direito é responsável por análise das emoções, fazendo a pessoa pensar mais e escutar menos. Uma outra prova da eficiência do ouvido direito é o simples fato de que a maioria de nós prefere falar ao telefone usando o lado direito.

Porém, na hora de cantar uma mulher na boate, pense duas vezes antes de ir direto ao ouvido direito. Se for uma proposta direta e indecente, por exemplo, a chance de levar um tabefe é grande.

Você pode ler mais sobre o assunto aqui.

Nenhum comentário:

Postar um comentário