domingo, 19 de junho de 2011

Cientistas criam robô imbatível na sinuca

Pesquisadores da Universidade Técnica de Munique, na Alemanha, desenvolveram um robô que consegue "matar" bolas em 80% de suas jogadas na sinuca (ou bilhar). Trata-se de um sistema composto por câmera à cima e em volta da mesa, um plano de coordenadas para o que robô se movimente e um processador capaz de prever o movimento das bolas, indicando a melhor posição e força para uma tacada bem-sucedida.

Os braços do oponente robótico podem configurar até 7 posições diferentes. Todas as análises realizadas pelo robô são exibidas em um telão, assim é possível que jogadores humanos aprendam com ele ou até mesmo façam consultas antes de suas jogadas.

Este jogador implacável foi apresentado na Conferência Internacional de Robótica e Automação, e tem até um oponente feito de lata, o PR2, que aliás foi criado antes. Especula-se que em breve haja torneios de sinuca só entre robôs, como já acontece com o xadrez. Confira abaixo o robô alemão Nierhoff e também o PR2.





Referência
New Scientist

terça-feira, 14 de junho de 2011

Japoneses inventam "orelhinhas" que reagem a ondas cerebrais

Quem já assistiu a algum animé sabe que os japoneses adoram colocar orelhas de animais em pessoas. Agora, uma empresa nipônica resolveu criar um acessório inusitado, ou incrementar a comunicação interpessoal, segundo os empresários. A Neurowear é uma espécie de arco com orelhas, o qual possui alguns sensores que captam os níveis de atividade cerebral. Dependendo de como está sua mente, as "orelhinhas" se mexem. Se você estiver animado, elas se movimentam rapidamente, se estiver calmo, elas se abaixam.

Tudo indica que até o final deste ano as Neurowears já estarão disponíveis para compra. Vai encomendar a sua?



Referências:
Neurowear
G1
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...