terça-feira, 24 de maio de 2011

Avatar flutuante é a nova invenção para telepresença

Muitas pessoas acham o máximo quando descobrem que podem fazer videoconferências de graça pela internet. E acredito que o mundo vai ficar mais estranho quando todo mundo puder fazer isso pelo celular. Vai ser comum ver pessoas sozinhas na rua gesticulando e fazendo caretas para um smartphone.

No contexto globalizado das grandes organizações, o termo "telepresença" é bastante utilizado para descrever reuniões nas quais seus participantes estão geograficamente separados, mas integram a mesma mesa a partir de grandes monitores ou até telões. Visando o aperfeiçoamento desta prática (ou quem sabe apenas criar algo maluco), cientistas japoneses da Sony criaram uma avatar flutuante que funciona da seguinte forma: uma espécie de "balão" flutua por causa de um gás provavelmente e pode se mover com a ajuda de pequenas hélices, em seu interior há um projetor que faz com que a imagem do rosto da pessoa ocupe a sua superfície externa. Desta forma, é possível trombar com uma cabeça flutuante no meio do corredor e conversar sobre negócios ou quem sabe comentar sobre futebol.

Fico imaginando uma praça cheia destes avatares flutuantes. É muito estranho. Veja o vídeo:



Referência: Techtudo

terça-feira, 10 de maio de 2011

Artista registra Via Láctea após gravar por 170 horas

O fotógrafo norueguês Terje Sorgjerd subiu na montanha mais alta da Espanha, a El Teide nas Ilhas Canárias, e passou uma semana por lá. O objetivo do artista era captar imagens do céu, mostrando a linha das nuvens. Depois de obter um material de 170 horas de imagens, ele editou um vídeo e colocou o resultado na internet. É impressionante. Terje já havia feito um trabalho semelhante, em uma gelada montanha no norte da Rússia (em um frio de até -25 ºC), na qual registrou a Aurora Boreal. Ambos os vídeos são uma mistura de arte e ciência. Mas, desta vez, nada de explicações. Basta assistir e contemplar.





Referências: BBC Brasil e TSO Photography
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...