domingo, 28 de julho de 2013

Fases da Lua influenciam no seu sono


Um estudo conduzido na Suíça com trinta pessoas de diferentes idades mostrou que há uma correlação entre as fases da Lua e a qualidade e a duração do sono. Por meio do monitoramente das ondas cerebrais e do movimento dos olhos, os cientistas foram capazes de identificar importantes variações durante o sono. Na fase de lua cheia, por exemplo, os voluntários demoraram em média 5 minutos a mais para adormecer e dormiram 20 minutos a menos que durante os outros períodos.

É de amplo conhecimento o fato de que as fases lunares influenciam na Terra e nos seres vivos, desde o movimento das marés até o comportamente de animais e insetos. Entretanto, este é o primeiro estudo que mostra uma influência sobre os seres humanos. A pesquisa completa será divulgada em breve na revista "Current Biology". Pode-se inferir que tal interferência seja um traço natural das pessoas, uma herança dos tempos em que era necessário ficar alerta durante as noites mais claras do mês, quando predadores e inimigos podiam se deslocar e se aproximar com mais facilidade. Mas isso é só um palpite.

Por enquanto, ainda não há nenhuma evidência a respeito da transformação de homens em animais feroses durante a Lua cheia. Os fãs de lobisomens e afins terão de esperar mais um pouco.

Referência: Bem-Estar

terça-feira, 9 de julho de 2013

Cientistas criam tecnologia para aproveitar até a última gota de ketchup

Pesquisadores do MIT (Massachusetts Institute of Technology) desenvolveram uma técnica para que o conteúdo de embalagens seja aproveitado por inteiro, sem "restinhos". O primeiro produto ao qual foi aplicada a tecnologia é o ketchup. Conforme você pode ver no vídeo abaixo, o conteúdo literalmente escorrega. Isso ocorre porque há a aplicação de uma substância inovadora, o Liqui-glide, que diminui o coeficiente de atrito e faz tudo deslizar facilmente.

Os dias de bater no fundo das embalagens ou raspar com o "pão-duro" estão contados!



Referência: OGlobo
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...