quarta-feira, 3 de fevereiro de 2010

Abelhas reconhecem nossos rostos, dizem cientistas

Não é fácil achar uma razão para as abelhas terem o poder de distinguir nossos rostos, como bem como coloca o artigo da Scientific American. Entretanto, um estudo publicado no "Jornal da Biologia Experimental" mostra que as abelhas podem sim diferenciar uma pessoa e outra apenas vendo o rosto.

Basicamente, elas não veem nossas faces só como flores mais feias, mas fazem uma associação que acaba terminando nisso. Como sugere os estudo, as abelhas associam as características sociais a fontes de açúcar e doces. O experimento realizado pelos pesquisadores se constituiu em desenhar com traços simples rostos humanos de características bem diferentes. Então, quando as abelhas iam para o mesmo rosto, recebiam uma recompensa doce dos cientistas. Mesmo quando os tais desenhos eram embaralhados, os insetos conseguiam reconhecer qual deles dava direito ao "lanchinho".

Não é à toa que sempre tem um mini-enxame de abelhas sobrevoando todo sorveteiro ou vendedor de algodão-doce no parque. Até na hora que sai de perto do carrinho.

Nenhum comentário:

Postar um comentário